A World Investor Week (Semana Mundial do Investidor) é uma iniciativa global promovida pela IOSCO-Organização Internacional das Comissões de Valores, com o objetivo de sensibilizar e alertar para a importância da educação financeira e da proteção dos investidores. Em 2020 realiza-se pelo quarto ano consecutivo, em mais de 90 jurisdições. A CMVM associa-se novamente à iniciativa, promovendo com os oito parceiros um conjunto de atividades destinadas a diversos públicos-alvo.

 

O QUE É A SEMANA MUNDIAL DO INVESTIDOR ?


A World Investor Week (Semana Mundial do Investidor) é uma iniciativa global promovida pela IOSCO com o objetivo de sensibilizar e alertar para a importância da educação inanceira e da proteção dos investidores.

Em 2020 realiza-se pelo quarto ano consecutivo, em mais de 90 jurisdições, que representam os seis continentes.
As atividades decorrerão em moldes ligeiramente diferentes dos anos anteriores, com uma predominância do digital, tendo em conta o contexto de pandemia em que vivemos.

Após o alcance e impacto das três edições anteriores, a CMVM associa-se novamente à World Investor Week, que este ano decorre entre 5 e 11 de outubro. Juntamente com os oito parceiros serão realizadas iniciativas que abordam temas relacionados com princípios básicos de investimento, poupança e inovação financeira, confiança dos investidores, ética, entre outros, e que visam chegar a um público-alvo diversificado.



QUEM SÃO OS PARCEIROS ?


À organização da Semana Mundial do Investidor em Portugal associam-se, novamente este ano, oito parceiros. Abaixo faz-se uma breve apresentação de cada um deles.

A Semana Mundial do Investidor conta com o Alto Patrocínio do Presidente da Républica Portuguesa, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa.

Associação de Empresas Emitentes de Valores Cotados em Mercado

Organização privada que visa contribuir para a promoção da competitividade do mercado de capitais nacional.

Tem como missão principal a representação e defesa dos interesses coletivos das empresas emitentes de valores mobiliários admitidos à negociação no mercado regulamentado português.

Associação Portuguesa de Analistas Financeiros

Representa os interesses dos profissionais da atividade de análise financeira e de consultoria para o investimento junto das autoridades de regulação e de supervisão financeira, informa e mantém atualizados os seus associados e promove a certificação profissional dos analistas financeiros em Portugal.

Associação Portuguesa de Bancos

Principal entidade que representa o sector bancário, constituindo os seus associados mais de 90% do ativo do sistema bancário português.

Tem como objetivos defender o sector bancário em Portugal, os interesses comuns dos associados e contribuir para um melhor desempenho económico, técnico e social do sector.

Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios

Representa os interesses do setor da gestão de fundos de investimento mobiliário, imobiliário, fundos de pensões e patrimónios.

Representa as associadas junto das autoridades nacionais e internacionais, com competência no que respeita aos mercados de valores mobiliários, imobiliários e pensões.

Associação Portuguesa de Seguradores

Entidade representativa do setor segurador.

Tem por objetivo defender e promover os interesses das empresas de seguros e resseguros.

O conjunto dos seus associados representa atualmente mais de 99% do mercado segurador português, quer em volume de negócios, quer em efetivos totais empregados.

Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões

Responsável pela regulação e supervisão, quer prudencial quer comportamental, da atividade seguradora, resseguradora, de fundos de pensões e respetivas entidades gestoras e de mediação de seguros.

Tem por missão assegurar o bom funcionamento do mercado segurador e fundos de pensões em Portugal.

Banco de Portugal

Banco central da República Portuguesa. Integra o Eurossistema e o Sistema Europeu de Bancos Centrais, o Mecanismo Único de Supervisão e o Mecanismo Único de Resolução.

Tem como missões essenciais a manutenção da estabilidade dos preços e a promoção da estabilidade do sistema financeiro.

Euronext Lisbon

Entidade gestora da bolsa nacional, cujo principal índice é o PSI-20. Pertence à Euronext, a primeira bolsa pan-europeia, que resultou da fusão das Bolsas de Paris, Bruxelas, Amesterdão e Lisboa e do mercado de derivados londrino, e que trouxe ao mercado de capitais português uma exposição internacional.

 

 

PARCEIROS